LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

Representantes da Ufop falam sobre situação econômica da Instituição na Tribuna Livre

Representantes da Ufop falam sobre situação econômica da Instituição na Tribuna Livre

Câmara Municipal de Ouro Preto - Representantes da Ufop falam sobre situação econômica da Instituição na Tribuna Livre

Na última terça-feira (25), a Câmara de Vereadores de Ouro Preto realizou a 36ª Reunião Ordinária. O vice-reitor da Ufop, professor Hermínio Arias Nalini Júnior, e o pró-reitor de Planejamento da Instituição, professor Eleonardo Lucas Pereira, fizeram uso da Tribuna Livre para falar sobre os cortes de 30% na educação e como esse bloqueio vai impactar no funcionamento da Universidade no segundo semestre.

De acordo com o vice-reitor, esse bloqueio envolve recursos de custeio e de capital. “A grande maioria deste corte é no custeio e isso influência na Ufop, desde o pagamento de terceirizados até o de transporte, bolsas e pesquisas. De maneira geral, a Universidade está sendo muito afetada por esse bloqueio e isso se acentuará a partir da segunda quinzena do mês de agosto. Se não ocorrer algum tipo de desbloqueio, nem que seja parcial, nós teremos dificuldades em arcar com os compromissos financeiros. E isso traz o risco de haver uma paralisação por falta de condição de funcionamento, que é uma situação insustentável”, explicou.

O professor Hermínio ainda destacou alguns números da Universidade. Segundo ele, a Ufop tem 7.859 estudantes de graduação, 1.500 alunos de pós-graduação, 997 professores e 748 servidores técnico-administrativos. Além disso, 400 funcionários terceirizados trabalham diretamente para a Universidade e 350 de forma indireta.

O vereador Geraldo Mendes (PCdoB), autor do requerimento, avaliou a participação dos professores. “Eles demonstraram, em números, as complicações que a Ufop terá caso o governo federal mantenha o bloqueio de 30% na universidade. Nós estamos atentos, não concordamos com esse corte no orçamento das Instituições Federais de Ensino porque a educação sempre deve ser valorizada e qualquer tipo de corte na educação é um prejuízo para toda sociedade. Nesse sentindo, a vinda dos dois hoje na Câmara foi muito importante”, pontuou.

Indicação solicita reforma da Biquinha do Padre Faria

Ainda durante a reunião ordinária, a vereadora Regina Braga (PSDB) protocolou uma indicação solicitando obras de reformas na Biquinha do Padre Faria. “Essa biquinha, ela é muito estimada pelo pessoal do Padre Faria e região, pela utilidade que a mesma tem numa região que, frequentemente, costuma faltar água. Principalmente nos períodos de seca. Então, a população usa a biquinha para ir buscar água e hoje ela está abandonada. Não tem iluminação. Por isso, eu fui procurada por alguns moradores que me pediram para interceder, junto à Prefeitura, para que eles façam os reparos necessários para a revitalização da biquinha. É um bem público de muita utilidade. Por isso, peço que o prefeito olhe com carinho e que tome alguma providência”, disse.

Na ocasião, foram aprovadas 5 indicações, 6 Moções de Aplausos, 2 representações e 6 requerimentos. Além disso, um projeto de emenda a Lei Orgânica foi distribuído às comissões e um de Lei Complementar foi aprovado em segunda discussão.

 

 

Anterior Prefeitura de Ouro Preto realiza prestação de contas em Audiência Pública na Câmara

Deixe O Seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.